sábado, 2 de maio de 2015

História da política

Bem-vindos! Este blog nasceu de um trabalho escolar. Por aqui, pretendemos trazer informações e conceitos de utilidade pública, sempre com uma linguagem simples que atenda a todas as classes sociais, afinal isso é política.

E para inaugurar nossos posts, vamos falar sobre a história da política. 

     A política teve sua origem na Grécia Clássica. Surgiu a partir de vários fatores, mas de certa forma, para garantir a estabilidade social, sendo o agente máximo que garante essa estabilidade, o Estado. Mas o elemento decisivo para a criação das bases políticas foi o surgimento das polis (cidades-estados) gregas, o que trazia uma grande preocupação para a boa administração  dessas polis. 
      “Política” vem do grego “politéia”, e essa palavra era utilizada para se referir a tudo relacionado a polis e à vida em coletividade. Portanto, pode-se dizer que a política está relacionada diretamente com a vida em sociedade, fazendo com que cada indivíduo expresse suas diferenças e conflitos sem que isso seja transformado em caos social. A ciência política é uma área do pensamento destinada a estudar os modelos de organização e funcionamento estatal.
      Apesar de se afirmar que a política foi criada por gregos e romanos (como exemplo, temos a obra “Política”, de Aristóteles), já existiam relações de poder e autoridade em civilizações anteriores. Gregos e romanos desenvolveram as características de autoridade e poder no sentido político.O poder político, exercido pelo Estado, está diretamente relacionado ao direito de opressão e uso de força física (de forma única) para garantir os interesses da sociedade em geral.


      Maquiavel afirmou, em sua obra “O Príncipe”, que o que move a política é a luta pela conquista e manutenção do poder. Além disso, a frase “os fins justificam os meios”, atribuída a ele, afirmava que, para o objetivo da ordem, soberania e bem-estar social, o Estado pode usar a força física de forma legítima.
Fontes:
Wikipédia (link aqui)
Mundo Educação (link aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário