terça-feira, 21 de julho de 2015

Tipos de Governo no Brasil

Nosso país já teve diversos tipos de governo, em ordem cronológica, mostramos cada um deles e suas características para vocês!

Monarquia (de 1822 a 1889) 
O imperador tinha poder absoluto sobre o povo e o país. Esse poder não passava por eleições e era destinado à descendência da família real; Quem tivesse cargo vitalício, teria o governo garantido até sua morte ou no caso de invalidez. O herdeiro do trono é preparado para governar desde criança e, quando chega ao poder, está bastante preparado para governar o país. 


Bandeira do Brasil no período monárquico

República (de 1889 aos nossos dias, porém, a República se divide em vários períodos)
Na República o poder pertence ao povo, não sendo concentrado em uma única pessoa. O Chefe de Governo recebe um mandato, com prazo de duração predeterminado. O chefe de Estado é um representante do povo ou de um determinado grupo, necessitando que seja eleito, sendo politicamente responsável, podendo sofrer o processo de impeachment.


- República Velha (de 1889 a 1930) 
Quando a elite cafeeira paulistana e mineira revezava o cargo da presidência da República movida por seus interesses políticos e econômicos.

- República Nova (a partir de 1930)
Época de exceção das liberdades fundamentais e de perseguição a opositores do poder. 


Bandeira Brasil no período da  República
Ditadura Civil (de 1937 a 1945)
Getúlio Vargas assumiu o poder como líder incontestável de uma revolução, com poderes extraordinários, Vargas reforçou lentamente o seu poder pessoal até que, em novembro de 1937, instituiu uma ditadura fascista no Brasil.

Parlamentarismo (de 1961 a 1963)
Sob o governo de João Goulart o Parlamentarismo nada mais é que um sistema de governo, um modo de se governar. Leva esse nome exatamente porque quem governa nesse regime ou sistema é o parlamento, composto de representantes escolhidos pelo povo para deliberar e votar as leis de um país.

Ditadura Militar (de 1964 a 1985) 
Essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar.

Democracia (de 1945 à 1960 / 1985 aos nossos dias)
Na democracia é o povo quem toma as decisões políticas importantes, direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos. “É o governo do povo, para o povo, pelo povo. ” 


Bandeira brasileira atualmente


Fontes: InfoEscola (link aqui)
             História digital (link aqui)



Nenhum comentário:

Postar um comentário