terça-feira, 19 de maio de 2015

Participação dos jovens na política brasileira

Desde as décadas de 60 e 70, os jovens têm grande participação no cenário político brasileiro. Em 26 de junho de 1968, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, a “Passeata dos 100 mil”, considerada uma das manifestações mais importantes contra a ditadura, onde os participantes pediam o fim do regime, era em sua maioria jovens estudantes.


Em junho de 2013, os brasileiros acompanharam mais uma vez uma onda de manifestações em várias partes do país. Novamente, os jovens foram protagonistas, mas, desta vez, motivados pela insatisfação com o transporte público, a saúde e a educação. De acordo com especialistas, os protestos atuais foram inspirados nas manifestações do passado. “O espírito é o mesmo. Nos dois períodos, você tem jovens pedindo melhorias na educação e em outros setores. Mas, de modo geral, eles têm como objetivo fundamental um retorno para a democracia”, afirmam os especialistas.


Os resultados gerais da pesquisa Agenda Juventude Brasil 2013 mostraram o interesse dos jovens brasileiros pela participação na política. O estudo sobre perfil e opinião dos jovens brasileiros de 15 a 29 anos revela um interesse dos jovens pela política.













Fontes: Plataforma pela reforma do sistema politico (link aqui)
             Jovens conectados (link aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário